quinta-feira, 7 de abril de 2016

Brutal Mentes começa a ganhar forma!

Hoje, os relatores decidiram se unir e criar uma única postagem no blog para atualizá-los das atividades realizadas no projeto do incrível jogo Brutal Mentes.
O desenvolvimento começou! Divididos em duplas, parte dos alunos assumiram o papel de programadores e começaram a implementação dos seguintes aspectos:

  • Movimentação dos personagens
  • Detecção de colisão
  • Física
  • Mapeamento de obstáculos

Movimentação dos personagens

Para início dos trabalhos na movimentação dos personagens, foi criada uma pequena aplicação que, através da detecção de eventos de teclado, executa ações na tela.

Detecção de colisão e mapeamento de obstáculos

Para detecção de colisões e mapeamento dos obstáculos, o grupo responsável pelo tema decidiu que, basicamente, os obstáculos serão mapeados em círculos que serão utilizados na detecção de colisões, ou seja, fazendo uma verificação se os círculos de diferentes objetos se sobrepõem.
Segue, abaixo, uma ilustração de como o processo será feito.

Exemplo de círculos que definem o cenário

Física

A dupla responsável pela física começou a definir a classe de MUV (Movimento Uniformemente Variado) que será utilizada no lançamento de projéteis e queda livre.

Documentação

Visando uma melhor organização e parametrização do projeto, aqueles alunos que não assumiram, hoje, o papel de programadores, ficaram responsáveis pela elaboração de diagramas UML e especificação dos personagens do jogo.
Diagrama de Caso de Uso das Funcionalidades presentes no Cenário

Diagrama de Classe parcial do Jogo Brutal Mentes 

Diagrama de Sequencia Relacionado ao Caso de Uso Mover

Especificação de Personagens do Jogo

Foram definidas características (ataque, defesa, história) para alguns personagens. Segue exemplo.

  • Arquimedes
    • Texto de apresentação: Arquimedes (287–212 a.C) foi um físico, matemático e inventor grego. Fez grandes descobertas como o principio da hidrostática, chamado de Princípio de Arquimedes e  invenções como o parafuso, a roldana e as rodas dentadas. Foi assassinado por um soldado romano.

  • Frase de efeito: “Eureka.”

  • Caracterização: Perfil filósofo grego com barba grande e todo branco.

  • Ataque Especial: Principio da alavanca: Arquimedes sobe em cima de uma alavanca e arremessa o planeta Terra em cima de algum jogador.

  • Defesa: Espelhos Refletores: Arquimedes pode colocar espelhos refletores que refletem ataques recebidos (ou talvez simplesmente ele reflita qualquer ataque recebido).

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